Limite de Faltas PROUNI
O Programa Universidade para Todos é um benefício que ajudou milhares de estudantes a concretizarem o sonho de entrarem na universidade. No entanto, para que o estudante consiga manter sua bolsa e estudar gratuitamente ou por 50% do valor da mensalidade, é preciso que ele preencha uma série de requisitos.
Há casos em que o estudante pode perder a bolsa do PROUNI por falta, nota, dentre outras situações.
Perder a bolsa do PROUNI: situações
Você pode perder a bolsa do PROUNI por reprovar. É preciso que o estudante seja aprovado em pelo menos 75% das disciplinas para manter a bolsa do PROUNI. Se o estudante for aprovado em 50% das disciplinas, uma junta de professores vai analisar o caso e dizer se a bolsa será mantida ou não.
Só é possível que a universidade autorize por 2 vezes a manutenção da bolsa nesses casos. Caso haja reprovação em uma matéria, por exemplo, a universidade não poderá cobrar pela matéria, ou só pode pedir o valor de 50%, a depender da bolsa do PROUNI.
Caso o estudante faça matrícula em outra instituição de ensino superior pública ou privada, perde a bolsa do PROUNI, bem como caso se forme em outra universidade.
Outro caso em que é possível perder a bolsa do PROUNI é pela falta de matrícula.
Como os requisitos do PROUNI são exigentes, muitas pessoas acabam falsificando documentos para conseguir a bolsa. Se isso acontecer, você perde a bolsa do PROUNI e pode até responder a sanções criminais e administrativas na instituição de ensino. Na falta de documentação, o estudante também perde a bolsa do PROUNI.
Também, caso a situação familiar do estudante melhore em relação ao aspecto financeiro, a bolsa do PROUNI é cancelada.
Outra hipótese é a do estudante que tem Fies e PROUNI integral (100%) ao mesmo tempo. A bolsa PROUNI será cancelada.
E, ainda, se houver decisão judicial, é possível que você ganhe ou perca sua bolsa do PROUNI.
Finalmente, em caso de faltas no PROUNI, é evidente que a bolsa vai ser cancelada. Isso porque o aluno PROUNI precisa ter 75% de frequência nas aulas. Isso acontece para que só tenham oportunidades aqueles que realmente querem estudar e que se empenhem.
Se a turma não “fechar”, o estudante também pode ficar na lista de espera do PROUNI e só ser chamado em outro edital.
Como não perder bolsa PROUNI por faltas e outros casos?
Assim, para que você não perca a sua bolsa do PROUNI por faltas ou outras questões, é sempre bom verificar junto à instituição de ensino os prazos e as regras do MEC – que também podem ser consultados pelo site do Ministério. Não deixe também de ler o Manual do Bolsista e de cuidar da sua bolsa PROUNI.
Ela é uma opção para que você termine seus estudos sem gastar nada ou muito pouco, em vista do que deveria custear normalmente. Lembre-se de que muitas pessoas gostariam de estudar. Assim, se você foi agraciado, trate o PROUNI com carinho e atenção, empenhando-se para estudar e cumprir com suas obrigações como bolsista.