Inscrições PROUNI
Se já quis cursar uma faculdade, mas ainda não conseguiu entrar em alguma ou se já tem e quer continuar a estudar, mas não conseguiu se inserir até agora, saiba suas opções. Se formar não é fácil se já conseguiu siga estudando se não curse sua faculdade e encontre seu espaço nas carreiras mais concorridas. Saiba como se cadastrar no ProUni, O programa universidade para todos.
O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de formação ou formação continuada em instituições privadas de ensino superior. Criada em 2004 pelo governo federal o programa oferece isenção de tributos para as instituições quer preferem aderir às bolsas.
Se você saiu do ensino médio, de instituições publicas ou privadas, e tem a renda familiar de no máximo três salários mínimos per capita faça sua inscrição no Pro Uni podendo ter bolsas integrais na faculdade dos seus sonhos. O sistema de seleção do ProUni é informatizado e impessoal, de forma transparente e seguro. A seleção é feita pela nota que tirou no Enem, exame nacional do ensino médio.
O programa possui também ações para sua permanência na instituição pela bolsa permanência e pelo fundo de financiamento estudantil – FIES você pode financiar parte das mensalidades que a bolsa não cobrir. Deixando cada vez mais fácil você se formar e melhorar de vida com uma graduação ou uma pós graduação.
O ProUni já atendeu milhões de pessoas com o mesmo sonho que você, sendo que 70% dos estudantes com bolsas integrais. A chance que você esperava para de formar é essa, não perca essa chance e se cadastre. E se você é professor da rede publica em exercício não precisa comprovar renda pode se inscrever para uma pós e se especializar cada vez mais de uma forma facilitada.
Cadastro ProUni
O período de inscrição para o ProUni é, normalmente, em junho pela pagina do programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). As inscrições são gratuitas e você pode fazer se tiver renda per capita no máximo, se fez Enem ou se é professor da rede publica em exercício, nesse caso não precisa comprovar renda. Você tem que ter feito o Enem do ano anterior para se cadastrar.
A seleção é feita pela nota de corte calculada pelos candidatos inscritos. A nota de corte é uma referencia, não é garantia de pré seleção. O melhor do sistema é que o calculo da nota de corte é atualizada em tempo real. Você fica sabendo em tempo real as notas de corte e as suas chances.
Você pode escolher qualquer curso de qualquer instituição, desde que a instituição seja participante do programa. Ao fazer a inscrição você pode fazer ate duas opções de curso em instituições diferentes, abrindo grandes opções para você.
Mas fique de olho alguns cursos exigem pré requisitos para serem cursados, e você tem que comprovar que tem os pré requisitos na hora da inscrição. O resultado sai, normalmente, no mesmo mês. Fique de olho faça o Enem e se inscreva para seu sonhado curso superior.